sábado, 3 de novembro de 2012

A Primeira missa realizada em Terras de Vera Cruz, foi por um confrade mendicante da missão franciscana, da Ordem Seráfica - Frei Henrique de Coimbra

Igreja de São Miguel e Almas - Piquete-SP
Frei Henrique de Coimbra (Transcrição)
Primeiro Missionário em Terras de Vera Cruz
...................................................................................................
É, ainda, a Carta de Caminha, verdadeiro documento/monumento, tanto da História brasileira, quanto da portuguesa, a descrever a cerimônia da primeira missa em terras de Vera Cruz. Cruz que marcaria, de forma indelével, o território "novamente" descoberto, e por isso "novo". Cruz que lhe daria o nome e a condição. Cruz que, a servir de padrão ali foi "chantada" com as armas e divisas de Sua Alteza.
A acompanhar Cabral nessa primeira viagem (!) ao Brasil, segunda à Índia, ia Frei Henrique de Coimbra e sete confrades mendicantes, na companhia de um outro grupo de clérigos seculares. É no contexto da ida para o Oriente que se deve entender a presença dessa missão franciscana, sobretudo pela escolha do seu superior e futuro confessor régio, Frei Henrique.
O acaso ou uma espécie de "intencionalidade presumida" levou a frota às plagas americanas, casando os dois mundos. Por comparação com o "velho" deixado em Belém, dava-se início, ainda que de forma imperceptível, à formação de um "Novo Mundo", com toda a sua carga de contradições e equívocos.
Equívoco foi, desde logo, a conjectura de que os reis e povos, encontrados no Índico, seguiam a religião cristã, ainda que "tresmalhados" dos preceitos de Roma. Com a chegada da nau Bérrio em Julho de 1499, chegava também a notícia do sucesso da viagem de Gama à Índia, pelo Oriente, dobrado o cabo da Boa Esperança. No alvoroço da boa nova, escreve Dom Manuel aos Reis Católicos, anunciando E creiam Vossas Altezas que, segundo o que por estes sabemos que se pode fazer, que não há dúvida que, segundo a disposição da gente cristã que acham...2 E, logo no mês seguinte, em carta a D. Jorge da Costa em Roma: Estes que ora tornaram da dita investigação e descobrimento, entre outros povos da Índia, estiveram em uma cidade chamada Calecute... O rei desta cidade se tem por cristão e assim a maior parte do seu povo3. Fonte: http://migre.me/bynyO

Nenhum comentário:

Postar um comentário