O comerciante de grosso trato ou “a grosso”, denominação típica do século XIX, era, antes de tudo, o homem que se dedicava aos vários segmentos do comércio, diversificando suas atividades para outras áreas, como a agricultura, a condução de tropas, a pecuária e ao empréstimo de dinheiro a juros (prestamista ou capitalista). A ação desse homem teve origem em Portugal, mas sua presença no Brasil intensificou-se no século XVIII, como resultado de um grande esforço mercantil, do qual o Rei agia como empresário e a Corte como uma casa de negócios, gerando uma onda propagadora que atingiu o pequeno comerciante e o aventureiro no Brasil colônia, como possibilidade de participar das riquezas geradas sem a necessidade de trabalhar duro na produção agrícola ou mineradora(2) , estendendo-se para o século XIX adentro, das mais variadas formas e em graus diferentes de acumulo de capitais, num meio de freqüente risco de oscilação (3) . O sucesso da atividade, para alguns, foi também resultado da fase do ouro nas Minas Gerais, principalmente nas regiões compreendidas entre esta última, Rio de Janeiro (4) e São Paulo. Portanto, um pilar importante para conhecer a economia regional do país e compreender a vida particular e profissional desses comerciantes (5) , muito além do café e da cana-de-açúcar, considerada como a única espinha dorsal do sistema colonial, baseada no excedente da colônia (6) . Bem como, também é preciso ver os intricados laços de parentesco e amizade, sempre lembrados, pois assim o sistema funcionava, com a ajuda daqueles que gostariam de obter algum cabedal junto ao comerciante de grosso trato (7) No Vale do Paraíba, durante os séculos XVIII e XIX, comerciantes de várias categorias são encontrados em documentos produzidos pelo Estado e pela Igreja (8) , principalmente nos Maços de População(9) e nos inventários post-mortem. Renato Leite Marcondes em sua obra ressalta as diversas modalidades de comerciantes de pequeno porte e Carlos Eugênio também mostra com clareza, em meados do XVIII, a atuação do Capitão-mór Antônio Galvão de França no comércio intraregional, facilmente visível pelo rol dos seus devedores lançados no inventário da esposa (10) . Como também mostra, em outra obra, sobre a vida do Visconde de Guaratinguetá, o filho de um pintor que ascendeu econômica e socialmente através do comércio de loja de fazendas secas, reinvestindo os lucros na compra de terras, escravos e no plantio do café. Outros historiadores também se dedicaram ao tema, em caráter mais amplo, principalmente João Luís Ribeiro Fragoso e Manolo Garcia Florentino, que trabalharam o tema tendo como base a praça do Rio de Janeiro e o comércio internacional de cabotagem.
...............................................................................................................................Fonte: http://migre.me/byqVA
ResponderExcluirBOM DIA
Eu realmente gostaria de compartilhar um milagre que Deus concedeu em minha vida. Mas primeiro de tudo eu me apresentar Rose Vieira eu tenho sido vítima de um golpe sobre as ofertas de empréstimo entre os indivíduos. Mas um dia eu encontrei o sorriso graças a Alberque Jovelina, que me concedeu um empréstimo de 5000 € que eu paguei em 36 meses, com uma muito fraca interesse de sua parte, é de 3 %, independentemente da quantidade solicitada. Graças a ela eu vivo muito bem hoje, e eu gostaria de compartilhar esta história no meu comitiva, a fim de permitir que outras pessoas possam se beneficiar.
Aqui é o seu e-mail : alberquejovelina2@gmail.com
whattsapp: +33 6 44 67 40 03
NB : compartilhar a notícia
Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.
ResponderExcluir